Páginas

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012


Santidade
Por Raquel Salles



Ser santo, ou santificar-se, significa ser separado ou separar-se para Deus, ou seja, consagrar-se. Na teologia cristã é o processo de aperfeiçoamento gradual do ser humano, em que ele se aproxima do caráter divino e afasta-se do pecado.
Em Hebreus 12:14 está escrito: “Esforçai-vos para ter paz com todos e para ser santo. Pois sem santidade ninguém verá a Deus”. (Esforçar-se: Dar forças a, animar, estimular, tornar forte, empregar todas as forças, toda a diligencia para conseguir alguma coisa). Qual tem sido a medida da nossa busca pela santidade? Nesse texto fica claro que para viver em santidade, é necessário uma tomada de decisão, precisamos empregar todas as forças pra isso.mas infelizmente o que temos visto no meio do povo de Deus, é uma acomodação, uma conformação com o pecado e com o mundo. É como se não quiséssemos usar a “força” para remar contra a maré, e nos entregássemos às concupiscência.
Col. 3: 1 – 5 diz: “Vocês foram ressuscitados com Cristo. Portanto, ponham o seu interesse nas coisas lá do alto e não nas que são aqui da terra. Porque vocês já morreram, e a vida de vocês está escondida com Cristo, que está unido com Deus. Cristo é a verdadeira vida de vocês, e, quando ele aparecer, vocês aparecerão com ele e tomarão parte na sua gloria. Portanto, matem os desejos desse mundo que agem em vocês, isto é, a imoralidade sexual, a indecência, as paixões más, os maus desejos e a cobiça, porque a cobiça é um tipo de idolatria”. Mais uma vez pesa sobro nós a responsabilidade de FAZER MORRER as obras da carne. E uma das formas que matamos, é não dando alimento. Mais ao contrario, o que fazemos na maioria das vezes é alimentarmos a carne, e quando ela ta bem forte, queremos vencê-la, o que se torna impossível.
Não buscamos as coisas do alto, não pensamos nas coisas que são lá de cima, antes vivemos como se fossemos desse mundo e como se fosse a nossa herança. Em I Joao 2:15 está escrito: “Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo. Ora, o mundo passa e a sua concupiscência, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece pra sempre”. Flertar com o mundo significa quebrar a aliança que nós temos com o noivo Jesus, é adultério espiritual (Tiago 4;1 – 5). A palavra de Deus é clara: Amizade com o mundo = Inimizade com Deus.
O pecado sempre nos levará pra longe de Deus, e isso significa estar desprotegido, vulnerável e sem a benção de Deus. Toda vez que Israel perdia a guerra, não era por causa da força do inimigo, mas por causa da tristeza provocada no coração de Deus. Da mesma forma, toda vez que o povo de Israel alegrava o coração de Deus com as escolhas certas, a vitoria do Senhor vinha sobre eles. Por isso, precisamos vigiar em todo tempo e NÃO DAR LUGAR AO DIABO (Ef. 4:27), mas hoje existem 2 “demônios” que povoam a igreja: “Não é bem assim” e “Não tem nada a ver”. E com esse tipo de pensamento, vamos andando a passos largos para a destruição.
“Crescemos“ e enchemos o nosso coração de orgulho e altivez, não reconhecemos a fraqueza que há na nossa carne e flertamos com o pecado, como se pudéssemos vencer por nós mesmos. Quando não nos submetermos a Deus, quando não nos humilharmos diante Dele, somos resistidos por Deus e não podemos resistir ao diabo.  (Prov. 16:18) Podemos dizer assim como Jesus, “Lá vem o príncipe desse mundo e ele nada tem em mim” (Jo 14:30). Ou permanecemos mergulhados no mundo e ele em nós?
Ainda há uma esperança. Se voltarmos pra Deus, Ele se voltara para nós, e teremos autoridade para vencermos o pecado, o diabo e o mundo.
Jeremias 24:7 “E dar-lhe-ei um novo coração para que conheçam, e saibam que eu sou o Senhor. E eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus, pois se voltarão para mim de TODO coração”.
Mc. 12: 30-31 “Amaras ao Senhor teu Deus de TODO teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.”

Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário