Páginas

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011


Redescobrindo a Corte (Parte 1)

Assim como todo jovem cristão espero ter sucesso na vida sentimental e venho buscando isso em Deus.

Nesse ano de 2011 comecei a ler um livro chamado Garoto encontra Garota indicado por uma amiga minha.

Neste livro venho aprendendo sobre a corte.

Logo nos perguntamos o que é corte?

Para muitos, isso deve ser estranho até por que no mundo não se fala nisso e em algumas igrejas não se fala muito sobre relacionamento.

A primeira vista parece um monte de regras bobas, do tempo da minha avó, a ironia é que a palavra pode soar como velha, mas os princípios da corte não são.

Pense a respeito das perguntas que afligem os cristãos: Como se aproximar o suficiente de alguém para tomar uma decisão sobre casamento sem roubar nenhum de seus privilégios?

Como encontrar o amor de sua vida sem deixar uma trilha de corações despedaçados e promessas quebradas em seu caminho para altar?

Eu li uma história num livro que conta exatamente sobre isso. Vou relatar essa história pra vocês

“Finalmente chegou - o dia do casamento da Anna, o dia que ela tinha sonhado e planejado por meses. A capela pequena e pitoresca estava repleta de amigos e familiares. Raios de sol penetravam pelos vitrais coloridos das janelas, e a música suave de um quarteto de cordas enchia o ambiente. Anna caminhava pela passarela em direção ao David. A alegria tomou conta. Este era o momento que ela tinha aguardado tanto. Ele segurou a sua mão carinhosamente, e se viraram para o altar.

Mas no momento em que o celebrante começou a conduzir Anna e David nos votos matrimoniais, aconteceu o impensável. Uma garota se levantou no meio da congregação, caminhou em silêncio para o altar e tomou a outra mão do David. Outra garota se aproximou e ficou ao lado da primeira, e depois outra também fez o mesmo. Logo, uma corrente de seis garotas estavam ao seu lado enquanto ele fazia o voto para Anna.

Anna sentiu um tremor nos lábios enquanto as lágrimas enchiam os olhos.

Isso é algum tipo de piada? - ela sussurrou ao David.

Me... Me perdoe, Anna. - ele disse, olhando para o chão.

Quem são estas meninas, David? O que está acontecendo? - ela perdeu o fôlego.

- São garotas do meu passado. Ele respondeu com tristeza. - Anna, elas não significam nada para mim hoje... Mas eu dei uma parte do meu coração para cada uma delas.

- Pensei que o seu coração fosse meu. Disse ela.

E é mesmo, é mesmo. Ele implorou. - Tudo o que sobrou é seu.

Uma lágrima correu pela face de Anna. Então ela acordou.

Essa historia foi apenas um sonho de Anna, mas o fato que essa história é muito real para muitos jovens que se envolve no relacionamento sem um propósito.

É a partir de histórias como essa que a corte começa a fazer sentido.

Apesar da palavra corte não estar na Bíblia, os princípios que a envolvem são eternos e, eu creio, têm suas raízes na palavra de Deus.

Respondendo o que é corte? Basicamente, é uma boa idéia... e não tão estranha como você pode imaginar á princípio. É um namoro com propósito. É um romance acompanhado pela sabedoria. É uma forma de abordar os relacionamentos que pode nos ajudar a viver as verdades da palavra de Deus enquanto buscamos os desejos de nossos corações. É a história de um garoto encontrando garota onde cada um - quer escolha casar ou não - pode conhecer o outro mais profundamente com a confiança de que seu futuro está o melhor de Deus para os dois.

E vejo a sabedoria como uma base de uma corte bem conduzida.

A sabedoria é simplesmente ter compreensão mais completa da situação. É o "OH, entendi!, que significa que compreendemos como uma coisa se relaciona com outra... e que estamos dispostos a mudar nossas atitudes e comportamento de acordo.

Sabedoria é a arte de viver corretamente em qualquer condição que enfrentamos. Quando guiamos o romance pela sabedoria, temos um romance correto.

Uma forma de explicar a aplicação de sabedoria com o romance é imaginar uma linha com a pipa.

O amor romântico é como uma pipa, que pega o vento e sobe decididamente para o céu; a sabedoria é a linha que a traz para baixo, segurando-a. A tensão é grande é real, mas benéfica.

Eu creio que há momentos em que a pipa se sinta restringida pela linha. ”Se essa linha me soltasse, eu poderia voar bem alto". de certa forma e verdade certo? Mas sem a linha segurá-la na direção certa do vento a pipa rapidamente voltaria ao chão.

O romance sempre diz " Eu quero agora !. A sabedoria aconselha: paciência

É preciso paciência para esperar pelo começo de um relacionamento até que você esteja realmente pronto para iniciar uma corte com propósito. Então, depois de ter começado um relacionamento com propósito, você precisará de paciência para ter certeza de que se desenvolve num ritmo saudável.

Temos que tomar cuidado com a impaciência, pois ela apressa tudo. Ela nos faz pular o tempo e atenção que uma amizade saudável requer e irmos direto para uma intimidade física e emocional.

O romance diz: "Isto é o que eu quero e é bom pra mim".

A sabedoria nos faz considerar o que é melhor para outra pessoa

Tiago 3.17 diz: "Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera".

Nós glorificamos a Deus em nossos relacionamentos quando nossas necessidades de lado e baseamos nossas decisões naquilo que é melhor para outra pessoa. Algumas perguntas que nos faz pensar no que é melhor para outro

. Começar este relacionamento agora é melhor para ele ou ela?

. Expressar todos os meus sentimentos agora irá servi-la(o) bem?

. Estou me comunicando claramente e de forma que o(a) ajude?

. Beijá-la(o) será o melhor para ele ou ela em longo prazo?

A maioria dos jovens perguntam: Como descobrimos que é a hora certa para começar uma corte?

A resposta básica para esta pergunta é: Você está pronto para começar a corte quando pode unir o romance com a sabedoria.

-

by Binho

Segue abaixo a continuação....



4 comentários:

  1. Ah , Amei o Post, coisas bem interessantes! Falou comigu, Glória a Deus pela vida de Vcs.
    Obrigadoo \o/

    ResponderExcluir
  2. Eu vou bem copiar e colocar no Meeu , espero q não se importee, ABC

    ResponderExcluir
  3. Amei o texto...
    Que a nossa geração seja assim,liberando palavras proféticas que saciem a sede daqueles que precisam beber da '' Água da vida''

    bjus...
    Gil Coelho.

    ResponderExcluir
  4. Poxa mto interresante....
    basica algo, q realmente ninguem fala mais.
    acorte..os significados sao mais
    interresante ainda.Ótimo para refletir.
    Adoreii

    ResponderExcluir